mormon.org Brasil

Os mórmons praticam a poligamia?

Resposta Oficial

O Presidente Gordon B. Hinckley, presidente anterior de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fez a seguinte declaração em 1998 sobre a posição da Igreja a respeito do casamento plural:

“Desejo declarar categoricamente que esta Igreja nada tem a ver com as pessoas que praticam a poligamia. Elas não são membros da Igreja (…). Se algum de nossos membros for descoberto praticando o casamento plural, ele será excomungado, a punição mais severa que a Igreja pode impor. Essas pessoas não só estão envolvidas em violação direta da lei civil, mas também em violação à lei desta Igreja”.

Em várias épocas o Senhor mandou que Seu povo praticasse o casamento plural. Por exemplo, deu essa ordem a Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi e Salomão (Doutrina e Convênios 132:1). Em outras épocas o Senhor deu outras instruções. No Livro de Mórmon, o Senhor disse ao profeta Jacó: “Pois nenhum homem dentre vós terá mais que uma esposa; e não terá concubina alguma (…) Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo; em outras circunstâncias meu povo dará ouvido a estas coisas” (Jacó 2:27–30).

Nesta dispensação, o Senhor ordenou a alguns dos santos na época da Igreja recém-restaurada que praticassem o casamento plural. Para o Profeta Joseph Smith e aqueles mais próximos a ele, inclusive Brigham Young e Heber C. Kimball, esse mandamento foi um desafio, mas eles o obedeceram. Os líderes da Igreja controlaram essa prática. Aqueles que a viveram precisavam ter autorização para isso e os casamentos precisavam ser realizados por meio do poder selador do sacerdócio. Em 1890, o Presidente Wilford Woodruff recebeu uma revelação de que os líderes da Igreja deveriam descontinuar o ensino da prática do casamento plural (Declaração Oficial 1).

A lei do Senhor para o casamento é a monogamia a menos que Ele ordene de modo contrário para que seja estabelecida a casa de Israel (ver Encyclopedia of Mormonism Vol. 3, pp. 1091–1095).

  • “Então, você tem mais de uma esposa?” As pessoas me perguntam muito isso; acho que é uma pergunta engraçada. Um simples NÃO é o bastante para responder a essa pergunta. Mostrar mais

Sem Resultados