mormon.org Brasil

O que significa ala/estaca/ramo?

Resposta Oficial

Nossas congregações locais são chamadas de alas (ou ramos, para congregações menores). Elas são organizadas geograficamente e os membros frequentam uma ala ou um ramo perto de suas casas. Pelo fato de todos os materiais de ensino de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias serem os mesmos em toda ala e todo ramo, uma pessoa estudará o mesmo assunto em qualquer lugar do mundo em que frequentar a Igreja. O líder espiritual de cada ala se chama bispo (ou presidente de ramo, no caso dos ramos). Ele é membro da congregação e serve nesse cargo como voluntário. Um grupo de alas forma uma estaca, e o líder da estaca é o presidente da estaca. “Estaca” não é um termo usado no Novo Testamento, mas foi tirado do Velho Testamento onde a palavra representa uma “tenda”, ou igreja, que é sustentada por estacas (ver Isaías 54:2).

Uma ala ou um ramo é uma comunidade cujos membros desenvolvem amizades e ajudam uns aos outros. Os membros se esforçam para seguir os ensinamentos de um antigo profeta que ensinou que quando somos batizados, estamos “dispostos a carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves” e “dispostos a chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo” (Livro de Mórmon, Mosias 18:8–9). Por meio do serviço, os membros carregam os fardos uns dos outros e expressam seu amor.

  • Uma ala é a congregação cujos membros moram dentro de uma área geográfica. Uma estaca consiste de muitas alas dentro de uma área geográfica ainda maior. Por exemplo: sou membro da ala Havaí Kai, da estaca Honolulu. Um ramo é muito semelhante a uma ala, exceto que tem menos pessoas. Mostrar mais

Sem Resultados